Radicomunicações e Ajuda á navegação aérea

A KBility HR – Consultoria e Prestação de Serviços, Lda., com sede em Luanda, Município de Viana, Distrito Urbano do Zango, no Bairro Zango I, Edifício ADMAC na Rua Boa Esperança s/n, com o NIF: 5000108804.

Somos uma empresa de direito angolano que desenvolve a sua actividade em duas vertentes distintas. Consultoria em RH e Consultoria Comercial e assistência Técnica na área de Eletrónica e não Eletrónica.

Criada com o propósito de se assumir como uma referência na prestação de serviços especializados nas áreas das radiocomunicações, ajuda á navegação aérea, meteorologia para fins aeronáuticos, CCTV, sistemas de seguração eletrónica e sistemas energia fotovoltaicos.

Orientamos a nossa ação de acordo com princípios éticos que fazemos questão que se reflitam em todas as nossas práticas, em tudo o que fazemos e esperamos alcançar.

Obrigamo-nos a prestar serviços de qualidade.

Pautamos a nossa conduta pelo respeito, transparência, honestidade e integridade.

Criamos proximidade com os nossos clientes por meio de correspondências pessoais e interação digital.

Prosseguimos com profissionalismo e empenho os nossos objectivos e comprometemo-nos em atingir sempre os melhores resultados.

Tratamos todas as informações com sigilo e somos rigorosos na nossa conduta.

Focamos a nossa atenção no cumprimento de prazos e compromissos.

Somos focados na satisfação do cliente.

DVOR/DME 

O DVOR é um equipamento de radionavegação que serve para determinar a localização de uma aeronave em relação a um ponto no terreno.
Através de sinais rádio na banda de VHF transmitidos pela estação DVOR é possível a aeronave localizar o ponto da sua instalação no terreno e conhecer a sua posição face a ela.

A cobertura máxima destes equipamentos depende muito da altitude da aeronave e da potência da estação DVOR, contudo não deverá exceder as 200 milhas náuticas.

A composição do sistema do DVOR compreende os seguintes sub-sistemas:

• Unidade transmissora
• Sistema de antenas 48 elementos
• Estrutura de suporte de antenas Counterpoise
• Antenas de monitorização
• Cabine para acomodação do sistema, com A/C, UPS e baterias
• Unidade de Controlo remoto

O DME é um equipamento de radionavegação que permite determinar a distância de uma aeronave em relação a um ponto localizado em terra com rigorosa precisão.
Este sistema é utilizado normalmente em simultâneo com outra Rádio Ajuda, nomeadamente um DVOR ou ILS.
A sua implantação permite aos pilotos das aeronaves conhecer exatamente a distância que se encontram do aeroporto de destino ou quando em rota do local onde se situa o DME.
Para além da unidade de transmissão o sistema é constituído pela respetiva antena e pela unidade de Controlo e Monitorização RMM com um PC, Monitor e Software próprio.
A unidade de transmissão é instalada na mesma cabine da unidade DVOR ou ILS conforme for o caso.

ILS

O ILS é uma Radio Ajuda, imprescindível às aeronaves quando em situação de aproximação e aterragem em aeroportos com condições adversas de fraca visibilidade atmosférica.
O ILS é classificado em categorias I – II –III, conforme as condições do aeroporto onde se instala e obedece a normas estabelecidas pela ICAO.

O sistema é constituído por duas unidades distintas que complementam o desempenho e que são:

• O Localizer instalado na zona da cabeceira das pistas que serve para alinhar as aeronaves no eixo da pista. A antena de 14 elementos instalada sobre um maciço de betão transmite para a aeronave o sinal desse alinhamento. O bastidor do Localizer é alojado em cabine própria reunindo todos os requisitos ambientais requerido pelas normas aplicáveis.

• O Glidepath ou Glideslope é um equipamento que serve para alinhar as aeronaves na ladeira de descida para a pista segundo o angulo predefinido pelas autoridades responsáveis. Dispõe de um sistema de antenas M-array horizontais instaladas em torre de 9 metros de altura situada lateralmente da pista a cerca de 250 a 400 da cabeceira.

RCSU

O Equipamento RCSU é utilizado para controlar e monitorizar todos os equipamentos de navegação, ILS, VOR, DME existentes no aeroporto. Dispõe de um Monitor Touch Screen no painel frontal através do qual é possível efectuar diversas tarefas nos equipamentos de Navegação nomeadamente a verificação do estado do equipamento até à sua calibração.

NDB

O radiofarol não direccional, referido pela abreviatura NDB, Non-Directional Beacon, é um radiotransmissor instalado em uma posição geográfica fixa e conhecida, que emite sinais de radiofrequência nas bandas de LF, MF. A denominação “não direccional” decorre do fato de o NDB emitir sinais de rádio em todas as direções (transmissão “circular” ou “em 360 graus”), classificando o NDB como um tipo de “radiofarol circular. Este mesmo equipamento existe na versão transportável em armário metálico preparado para todos os tipos de climas, de fácil transporte e de instalação para situações temporárias.

AGL

A Iluminação de pista ou AGL (airfield ground lighting) é um conjunto de luzes coloridas que define todas as zonas de circulação e parqueamentos dos aviões e claramente a pista e a zona de aterragem, de forma a auxiliar a transição de voo por instrumentos para o voo com referências visuais no procedimento de aproximação para aterragem.

Gravador Digital de Comunicações

A Iluminação de pista ou AGL (airfield ground lighting) é um conjunto de luzes coloridas que define todas as zonas de circulação e parqueamentos dos aviões e claramente a pista e a zona de aterragem, de forma a auxiliar a transição de voo por instrumentos para o voo com referências visuais no procedimento de aproximação para aterragem.

VCCS

A unidade VCCS ( Voice Communication and Control System) constitui o coração do sistema ATC, centralizando diversos modos de comunicações de voz, nomeadamente radio e fonia e permitindo além disso formas de contacto interno como seja, intercomunicação, retransmissão e conferencia. Permite ainda a ligação ao sistema de gravação de comunicações para registo e reprodução de todo o tráfego de voz.

De entre as facilidades disponíveis no equipamento, salientamos as mais utilizadas:

• Permitir as comunicações de voz entre controladores de tráfego aéreo na mesma Torre de Controlo ou com outros serviços do aeroporto com ligação ao sistema.

• Permite também através de interfaces próprios realizar as seguintes tarefas:
1. Comunicações Terra-Ar
2. Comunicações Terra-Terra
3. Intercomunicação
4. Linhas Quentes (Linhas de Emergência)
5. Emergência (Bombeiros, Hospital)
6. Ligações PSTN

O equipamento está preparado para suportar os requisitos de ligação VOIP segundo as normas ICAO.

A selecção de modo e tarefa bem como destino das comunicações realiza-se através de monitores Touch Screen existentes em cada posição de controlador e na supervisão O sistema é complementado ainda por altifalantes, microfones e Headsets em cada posição de trabalho.

AWOS

O sistema AWOS aeroportuário oferece informação contínua e em tempo real sobre o clima no local e ao mesmo tempo fornece relatórios aos pilotos, controladores e operadores aeroportuários sobre os dados meteorológicos.
O AWOS ajuda os pilotos e o pessoal da aviação a tomar decisões críticas, fornecendo continuamente informações em tempo real e relatórios sobre as condições meteorológicas do aeroporto.
Para além dos sensores meteorológicos instalados ao longo das pistas o sistema inclui ainda a unidade central de tratamento de dados e o sistema de transmissão dos mesmos a partir dos sensores. A visualização dos dados na Consola da TWR e Sala de Meteorologia é efectuada através de Monitores e Indicadores digitais.

O sistema AWOS serve ainda para produzir os seguintes relatórios segundo as Normas da ICAO e WMO:
• METAR e SPECI
• SIGMET
• SYNOP
• AIRMET
• MET REPORT
• CLIMAT

Através do Sistema ATIS alguns destes relatórios são transmitidos às aeronaves em voo.

Os sensores meteorológicos fornecem todos os valores requeridos para tratamento de dados nomeadamente:
– Direcção e Velocidade do Vento
-Temperatura e Humidade
– Pressão Barométrica
– Visibilidade
– Altura de Nuvens

Para visualização e transmissão via radio, os dados são recebidos na Central de Processamento e Monitorização e após tratamento pelo respectivo software encaminhados para os monitores e indicadores existentes na Consola de Torre e Sala de Meteorologia.

RADIO VHF-AM

Comunicações Terra-Ar
Rádios desenhados para utilização em armários metálicos (racks) programados com a Frequência muito alta (em inglês: Very High Frequency, VHF-AM) designa a faixa de 30Mhz aos 300 Mhz.
Esse é o sinal usado para as transmissões de 118 – 132 megahertz: Airband para o controle de tráfego aéreo, AM.

RADIOS VHF- FM e UHF-FM

Comercializamos a s melhores marcas de Radios, Tait, Motorola ,Icom, Hytera.

Desde analógicos a digitais, convencionais a trunking, terminais portáteis e móveis a equipamento de sistemas, as grandes marcas de rádio mencionadas disponibilizam soluções completas de comunicação destinadas a:

Governos, Segurança Pública e de Emergência Médica e Bombeiros, Serviços de Segurança, Transportes Terrestres e Citadinos, Grandes Empresas na vertente Industrial, Empresas a operar em locais inflamáveis, nas operações Terra-Terra em aeroportos de grande ou pequena dimensão e comércio geral.

A comunicação radio profissional é direcionada na obtenção de maior eficiência a nível de funcionamento organizacional, atribuição de tarefas e missões críticas.

Para uma melhor eficácia, fazemos estudos de cobertura tanto em cenário real, como em cenário teórico assente e desenvolvido em software para o efeito.

ATC-MÓVEL

É uma réplica de uma torre de controlo de tráfego aéreo, mas desenhada para dois controladores de tráfego aéreo.

FLIGHT-CHECK

Para os serviços de inspecção e calibração é usado com equipamento AT90 da Airfield Technology Inc. equipado com um rastreador automático DGPS proporcionando assim uma solução totalmente automática e autónoma de inspecção aérea.
Em todas as missões de voo de calibração os aparelhos são minuciosamente testados e verificados garantindo a sua operação em conformidade com os requisitos standard aplicáveis.

Em todas as missões de voo de calibração os aparelhos são minuciosamente testados e verificados garantindo a sua operação em conformidade com os requisitos standard aplicáveis.
Os equipamentos de inspecção e calibração operam independentes de qualquer outro sistema de navegação ou comunicação da aeronave não existindo qualquer interferência aos equipamentos de bordo.
Este processo garante que os resultados dos voos de inspecção obtidos possuam níveis de precisão apropriados e rastreáveis.

Equipamento de Calibração

O sistema de inspecção e calibração instalado a bordo permite realizar operações dos seguintes sistemas de ajuda à navegação aérea e visualização aeroportuária:
• Instrument Landing System (ILS) até CAT III
• Marker Beacon Systems (MB)
• Distance Measurement System (DME)
• VHF Omni-Directional Range (VOR) versão CVOR/DVOR
• Non-Directional Beacons (NDB)
• Precision Approach Radar (PAR)
• Primary and Secondary Radar (PSR/SSR)
• Visual Navigational Aids (PAPI, VASI, Airfield Lighting)
• GPS/GNSS procedure verifications
• Instrument Flight Procedures

As nossas certificações são amplamente aceites por todos as Autoridades Aeroportuárias do sul do continente bem como pelos organismos internacionais a saber:
• International Civil Aviation Organization (ICAO)
• United Kingdom CAP670
• New Zealand Civil Aviation Authority
• Civil Aviation Safety Authority Australia

HANDLING

Ground Handling Services, abreviadamente Handling, é uma designação inglesa que abrange todos os serviços prestados em terra para apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio.
Equipamento de Handling, como por exemplo, push-backs, escadas de passageiros, cargo-loaders, raio-x de bagagem.

Relatórios e Notificações

Após completar os voos de inspecção é produzido um relatório completo sobre os resultados obtidos. Todavia se algum parâmetro ou tolerância não se enquadrarem nos valores permitidos ou alguma situação mais crítica se manifestar o inspector chefe imediatamente alerta o pessoal técnico para a discrepância.

Os nossos inspectores colaboram activamente com o pessoal técnico visando a resolução de todo e qualquer problema surgido no decurso das operações de inspecção.